DC & Marvel Vs Tokusatsu: por que Vingadores e Liga da Justiça não são tokusatsu?
É comum encontrar pessoas na tokunet que gostem de DC, Marvel e tokusatsu, sobretudo por conta das produções de filmes assinados pelas duas editoras norte-americanas que vêm ganhando cada vez mais força ao longo dos anos.
Se observarmos bem, eles têm semelhanças com os heróis de tokusatsu. Afinal, também trajam uniformes ou armaduras e combatem o mal. Mas, muitos tokufãs, ao verem Vingadores ou Liga da Justiça, não conseguem assimilá-los a tokusatsu, tais como Kamen Rider ou Super Sentai, por exemplo.
Porém, por que isso acontece? Após muita análise, pesquisa e reflexão, produzimos este artigo com a finalidade de responder essa pergunta, de maneira que te convidamos a lê-lo até o final.
Qual é a definição de tokusatsu?
Tokusatsu (特撮) é a abreviação de “tokushu kouka satsuei” (特殊効果撮影) cuja tradução literal é “filmes de efeitos especiais”. Portanto, no Japão, é o termo usado para produções do tipo que também apresentam efeitos visuais e pirotécnicos.
O tokusatsu é classificado por gêneros, sendo os mais conhecidos: Super Sentai, Kamen Rider, Ultraman, Kaiju Eiga, Metal Hero, Kyodai Hero, Other Hero, Fushigi Comedy. Mas, há também alguns menos conhecidos como os Local Heroes que defendem as províncias japonesas.
Como essas séries e filmes partem, em sua maioria, da terra do sol nascente, isso fez com que muitos fãs entendessem que tokusatsu é o termo usado unicamente para produções feitas no Japão que fossem estreladas por heróis e/ou monstros. Mas, será mesmo?
Power Rangers é classificado como tokusatsu?
Por mais que alguns fãs discordem, conforme apontamos neste artigo, sim, Power Rangers é tokusatsu, mesmo não se tratando de uma série 100% japonesa.
Na realidade, no Japão, toda produção que envolve efeitos especiais é tida como tokusatsu. Star Wars, por exemplo, pode receber a classificação de tokusatsu por parte dos japoneses, por mais estranho que isso soe ao público ocidental.
Contudo, Power Rangers tem uma aceitação maior ao ser inserido como um tipo de tokusatsu. E isso não ocorre somente pelo fato de ter cenas japonesas, pois até mesmo séries totalmente feitas nos Estados Unidos como Os Jovens Guerreiros Tatuados de Beverly Hills são vistas como tokusatsu.
Então, por que Vingadores e outros filmes da Marvel não são vistos como tokusatsu?
Se tokusatsu refere-se a tudo que leva efeito especial e, na maioria de suas obras, cenas de luta, isso significa que filmes da Marvel, da DC e outros do tipo também são tokusatsu, certo?
Bom, analisemos alguns detalhes para chegarmos juntos à resposta. Alguma vez a Liga da Justiça ou os Vingadores subiram no alto de uma pedreira e se apresentaram fazendo poses acrobáticas antes de partirem para o combate?
Alguns dos seus membros, ao assumirem suas formas heróicas, exclamam uma frase forte de efeito para se transformarem, tendo como fundo uma música super empolgante?
Se você respondeu “não” para, pelo menos, uma dessas perguntas, começamos a entender porque Vingadores e Liga da Justiça, assim como outros filmes e séries do tipo, não são tokusatsu. Afinal, o conceito da palavra vai muito além de efeitos especiais.
Quais são as outras características de um tokusatsu?
A tão conhecida apresentação que os heróis de tokusatsu fazem antes da luta começar se chama Roll Call e tem como base os teatros Noh e Kabuki cujos artistas se apresentam da mesma forma que faziam os samurais durante o período do Japão feudal, época em que eles diziam seus nomes de guerra antes de enfrentar os oponentes.
Além disso, as transformações marcantes que antecedem a luta, músicas emocionantes durante os combates (geralmente o próprio tema do herói), performances acrobáticas nas batalhas são outras características que definem o tokusatsu.
Por essa razão, o Spiderman produzido pela Toei Company em 1978 é tido como um tokusatsu, não por ser japonês, mas por conter os elementos citados.
O mesmo vale para o tokusatsu nacional. Mesmo não sendo japonês, eles são classificados como tal por reunirem todas as características das séries de tokusatsu tão apreciadas por fãs do mundo inteiro.
Agora que você sabe quais são as distinções existentes entre DC, Marvel e tokusatsu, que tal saber como um dos maiores representantes dos quadrinhos do mundo, Stan Lee, quase levou o gênero Super Sentai aos Estados Unidos? Confira o artigo que escrevemos a respeito!