Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, morre aos 68 anos

Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, morre aos 68 anos

Toku Blog YouTube

O mundo dos mangás, animes e tokusatsu se despede de um dos seus maiores ícones. Akira Toriyama, o criador da franquia Dragon Ball, faleceu aos 68 anos, no dia 1 de março, encerrando uma jornada de mais de quatro décadas que revolucionou a indústria e tocou o coração de fãs ao redor do globo.

A notícia, que veio à tona na madrugada desta sexta-feira, traz consigo uma onda de choque e tristeza que atravessa gerações de admiradores e artistas que viram em Toriyama não apenas um pioneiro, mas um mentor e uma fonte de inspiração inesgotável.

Conhecido por sua habilidade ímpar em combinar ação, humor e um toque de ternura, Toriyama criou um universo onde o impossível se tornava cotidiano, e heróis de cabelos espetados lutavam por justiça e paz.

Qual foi a causa da morte de Akira Toriyama?

A razão do falecimento de Toriyama foi um hematoma subdural, resultante do acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio. Esse tipo de condição médica ocorre quando pequenas veias no espaço subdural são lesadas, geralmente em decorrência de um trauma craniano.

O hematoma subdural pode aumentar a pressão intracraniana, comprimindo e causando danos ao tecido cerebral. Dependendo da severidade e da rapidez com que se forma, os hematomas subdurais são classificados em agudos, subagudos e crônicos, sendo os agudos considerados emergências médicas devido à sua alta taxa de mortalidade.

Vida e carreira de Akira Toriyama

akira toriyama vida e carreira
Akira Toriyama e suas obras

Akira Toriyama, nascido em 1955 na cidade de Nagoya, no Japão, é um ícone indiscutível do mundo dos mangás e animes. Desde sua infância, demonstrou um profundo interesse por desenhos, fascinado principalmente por veículos e animais.

Este hobby inicial pavimentou o caminho para uma carreira revolucionária, que começou a ganhar forma significativa no final da década de 1970. Seu primeiro grande sucesso, Dr. Slump, lançado em 1980, revelou seu talento inigualável e humor característico, conquistando rapidamente o coração dos leitores.

No entanto, foi com a criação de Dragon Ball, em 1984, que Toriyama redefiniu o gênero shounen e deixou uma marca indelével na cultura pop mundial. Esta obra não só catapultou o mangá e o anime para uma audiência global, como também inspirou incontáveis artistas e criadores.

Toriyama, com seu estilo artístico distintivo e narrativas cativantes, não apenas contribuiu para o panteão dos grandes mangakás, mas também se aventurou com sucesso no design de personagens para jogos populares, como a série Dragon Quest e Chrono Trigger.

O sucesso de Dragon Ball

akira toriyama dragon ball
Dragon Ball Z

Dragon Ball, a criação máxima de Akira Toriyama, é mais do que uma série de mangá e anime; é um fenômeno cultural que capturou a imaginação de fãs em todo o mundo. A história de Goku e sua busca pelas esferas do dragão atravessou gerações, marcando um ponto alto na indústria de entretenimento.

Com sua mistura única de ação intensa, humor peculiar e personagens carismáticos, Dragon Ball transcendeu barreiras linguísticas e culturais, alcançando um sucesso global incontestável. Tanto é que suas sequências – Dragon Ball Z, Dragon Ball GT e Dragon Ball Super – mostram o crescimento e evolução dos personagens, alguns desde a infância até a fase adulta.

A série expandiu-se para filmes, jogos e uma vasta gama de produtos, solidificando seu lugar como uma das franquias mais lucrativas e amadas do mundo. No Brasil, suas aventuras puderam ser vistas a partir da segunda metade dos anos 90 em canais de televisão como SBT, Band, Cartoon Network, e Globo.

Referências de tokusatsu em Dragon Ball

No universo de Dragon Ball, a influência do tokusatsu, é notável por meio de várias referências que enriquecem a série. Essas homenagens refletem a admiração de Akira Toriyama pelo gênero, algumas das homenagens mais destacadas incluem:

  • Forças Ginyu: uma clara homenagem às equipes de Super Sentai, com cinco membros realizando poses de grupo e chamadas de nome, semelhantes aos heróis coloridos do tokusatsu.
Forças Ginyu
Forças Ginyu
  • Gama 1 e Gama 2: inspirados em Ultraman e Ultraman Zero, esses personagens também remetem ao Super Sentai, até mesmo usando técnicas semelhantes a Rider Kicks.
dragon ball gama 1 gama 2
  • Grande Saiyaman: Influenciado por Kamen Rider, esses herói mascarado de Dragon Ball Z é um aceno direto a uma das franquias tokusatsu favoritas de Toriyama.
grande sayaman dragon ball
Grande Sayaman
  • Catopesra: um guerreiro do Universo 3 que pode mudar para três formas coloridas diferentes, evocando o design e a habilidade de mudança de forma dos Kamen Riders Heisei.
catospera dragon ball
Catospera

Artistas prestam homenagem a Akira Toriyama

Figuras conhecidas por outras obras de mangá e anime prestaram homenagem ao criador de Dragon Ball.

Masashi Kishimoto

Masashi Kishimoto

Masashi Kishimoto, criador de Naruto, homenageou Akira Toriyama, descrevendo-o como seu “professor” e “deus da salvação”. Kishimoto compartilhou como Dragon Ball foi uma parte essencial de sua vida, trazendo alegria e inspiração. Ele expressou uma profunda gratidão a Toriyama por seus trabalhos divertidos e pelo impacto profundo que tiveram em sua trajetória como mangaká.

Yusuke Murata

Yusuke Murata
Yusuke Murata

Yusuke Murata, ilustrador de One Punch Man, prestou homenagem a Toriyama, destacando a singularidade das contribuições de Toriyama e rezando pela sua paz eterna. Murata mencionou não conseguir sentir que Toriyama se foi, comparando-o a uma estrela que sempre brilhou, tanto em vida quanto agora.

Yuji Horii

Yuji Horii
Yuji Horii

Yuji Horii, criador da série Dragon Quest, a qual Toriyama ilustrou, expressou estar atordoado com o seu falecimento. Horii relembrou os mais de 37 anos de colaboração, destacando o papel fundamental de Toriyama na criação de personagens cativantes e designs de monstros para Dragon Quest.

Eiichiro Oda

Eiichiro Oda
Eiichiro Oda

Eiichiro Oda, criador de One Piece, expressou respeito e gratidão a Toriyama, lembrando-se da sua influência desde a infância. Oda desejou que o céu seja tão agradável quanto Toriyama poderia ter imaginado, destacando o grande vazio deixado por sua partida.

Toyotaro

Toyotaro
Toyotaro

Toyotaro, responsável por Dragon Ball Super, homenageou Toriyama como seu grande mestre. Ele enfatizou que sua motivação para desenhar mangá era ser elogiado por Toriyama, destacando o profundo impacto que Toriyama teve em sua vida e carreira.

Certamente, Akira Toriyama também influenciou e inspirou diversas pessoas ao redor do mundo por meio de suas obras que deixarão um forte legado na cultura pop global.

Nós, do Toku Blog, deixamos as nossas condolências aos familiares, amigos e admiradores desse grande artista.

Curso de Japonês

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.