O Terror de MechaGodzilla: saiba tudo sobre o filme!
O Terror de Mechagodzilla é um tokusatsu do gênero kaiju eiga de 1975 produzido e distribuído pela Toho. O filme é dirigido por Ishiro Honda, com efeitos especiais de Teruyoshi Nakano e estrelado por Katsuhiko Sasaki, Tomoko Ai, Akihiko Hirata e Gorō Mutsumi, com Toru Kawai como Godzilla, Ise Mori como Mechagodzilla e Tatsumi Nikamoto como Titanosaurus.
É o 15º filme da franquia Godzilla e o último filme da era Showa, e serve como sequência direta para Godzilla vs. Mechagodzilla, de 1974. O filme foi o menos bem sucedido de toda a franquia Godzilla.
O filme foi lançado no Japão no dia 15 de março de 1975 e recebeu um lançamento limitado nos Estados Unidos em 1978 pela Bob Conn Enterprises como The Terror of Godzilla.
Leia também: |
Godzilla Vs Destroyah: o dia em que o rei dos monstros quase morreu |
Godzilla, conheça a série animada do rei dos monstros japoneses |
Zone Fighter: o herói gigante do universo do Godzilla |
A história de O Terror de MechaGodzilla
O filme continua após o término dos eventos de Godzilla vs. Mechagodzilla. Agentes da Interpol, liderados pelo inspetor Kusaka, buscam os pedaços de Mechagodzilla no fundo do mar de Okinawa. Usando o submarino Akatsuki, eles esperam coletar informações sobre os construtores do robô, os alienígenas Simeons. A Akatsuki é subitamente atacada por um gigantesco dinossauro aquático chamado Titanossauro e a tripulação desaparece.
A Interpol inicia uma investigação sobre o incidente. Com a ajuda do biólogo marinho Akira Ichinose, eles rastreiam o Titanossauro a um recluso cientista louco chamado Shinzô Mafune, que quer destruir toda a humanidade. Enquanto Ichinose está visitando sua antiga casa na floresta costeira de Manazuru, eles conhecem a filha solitária de Mafune, Katsura.
Ela diz a eles que não apenas seu pai está morto, mas ela queimou todas as anotações sobre o dinossauro gigante (a pedido de seu pai). Desconhecido para eles, Mafune ainda está vivo e bem. Ele é visitado por seu amigo Tsuda, que é um assessor do líder alienígena Mugal.
Ele está liderando o projeto para reconstruir rapidamente o Mechagodzilla. Mugal oferece seus serviços a Mafune, para que seu Titanossauro e seu Mechagodzilla 2 sejam as armas finais. Eles esperam acabar com a humanidade e reconstruir o mundo para si mesmos, começando por Tóquio e ramificando-se de lá.
Mas as coisas são complicadas para ambas as facções quando Ichinose se apaixona por Katsura e involuntariamente dá informações da Interpol contra o Titanossauro, o novo Mechagodzilla e os alienígenas. Também é descoberto que Katsura é na verdade um ciborgue, devido a uma cirurgia, e Mugal ainda tem usos para ela.
Enquanto isso, Mafune está desesperado para liberar o Titanossauro sem a permissão dos alienígenas, então ele o libera em Yokosuka uma noite. Até lá, a Interpol descobre que as ondas supersônicas são a fraqueza do Titanossauro. Eles têm um oscilador de onda supersônica pronto, mas Katsura sabota a máquina antes que eles possam usá-la. Felizmente, Godzilla chega para lutar contra o Titanossauro.
Curiosidades sobre O Terror de MechaGodzilla
No Japão, o filme vendeu 980 mil ingressos. Apesar de receber críticas positivas, seria o filme Godzilla menos assistido no Japão e também um dos dois únicos filmes de Godzilla a vender menos de um milhão de ingressos. Isso foi parte de um declínio na participação de filmes de monstros como um todo e Toho colocou a produção de filmes de monstro em espera.
A Toho não tinha intenção de terminar permanentemente a série Godzilla. Ao longo do restante da década, várias novas histórias foram enviadas por escritores e produtores. Nenhum desses filmes, no entanto, foram feitos. Não foi até 1984 e no trigésimo aniversário de Godzilla que Toho começaria a produção de um novo filme de Godzilla.
Gostou deste artigo sobre O Terror de MechaGodzilla? Quer conferir mais informações e curiosidades sobre tokusatsu? Então, clique na imagem abaixo e confira o nosso guia!