Saru no Gundan: confira a versão japonesa de O Planeta dos Macacos.
Nos anos 70 a saga O Planeta dos Macacos começou a fazer sucesso no mundo inteiro, aqui mesmo no Brasil chegou a ser exibido a exaustão nas tardes do SBT. E no Japão o êxito não foi diferente, pessoas lotaram os cinemas para ver os filmes da franquia. Logo, isso chamou a atenção da Tsuburaya Productions, que produziu nada menos que séries mundialmente conhecidas como Godzilla e Ultraman que teve a ideia de fazer algo parecido. Assim nascia o tokusatsu Saru No Gundan ou “Exército dos Macacos”.
A série estreiou na TBS TV em 1974 e durou apenas 26 episódios, o que na época equivalia a metade da quantidade ideal. Isso ocorreu porque a trama no Japão não fez muito sucesso, porém não impediu que ganhasse uma versão em inglês dublada nos Estados Unidos em que todos os episódios foram resumidos e unidos num filme que recebeu o nome de “Time of Apes” nos anos 80.
Leia também: |
Garo: conheça um dos tokusatsus mais sombrios já produzidos! |
Por que Super Sentai e Power Rangers soltam faíscas? |
Herói ou vilão? Conheça Mechanical Violator Hakaider! |
Macacos do futuro
A história começa quando uma cientista, Tokunaga Reiko, e duas crianças, Yurika e Jiro, acabam acidentalmente realizando uma viagem no tempo e indo até o futuro em que o planeta é governado por homens com aparência de macaco. Eles mal tiveram tempo de se ambientarem e perceberem que estavam num mundo totalmente diferente do século 20 e já são capturados pelo exército de macacos, porém conseguem fugir.
Durante suas aventuras eles fazem amigos como Pepe, um menino macaco que busca sua mãe e também Godo, um humano que misteriosamente foi parar nesse lugar e não se lembra da sua verdadeira origem. Embora a série não tenha herói como noutros tokusatsu, ao menos tem Godo que, diferente dos três protagonistas, enfrenta sem medo os homens macaco.
Além disso, um misterioso disco voador sobrevoa o planeta e observa tudo o que os humanos e macacos estão fazendo. Existe uma razão de ser para esse UFO estar lá, mas para descobrir, cabe a você assistir a série ou o filme e descobrir.
Curiosidades sobre Saru no Gundan
O filme ganhou uma versão dublada em inglês cujos nomes foram trocados de Reiko para Catherine, Yurika para Caroline e Jiro para Johnny.
Levando em conta que se trata originalmente de uma produção dos anos 70 feita para TV e não para o cinema, o filme se arrasta um pouco durante os 97 minutos de duração, algumas vezes chega a ser cansativo ver os humanos fugindo dos macacos. Mas, o final é surpreendente e faz valer a pena a uma hora e meia reservada para assistir esta obra clássica do cinema japonês.
E você? Já assistiu Saru no Gundan? Então, deixe um comentário com as suas impressões e vamos debater sobre.