Kamen Rider ZO: o homem gafanhoto criado a partir do neo organismo!
Kamen Rider ZO (Zetto) é um filme de tokusatsu de 1993 produzido pela Toei Company como parte da franquia Kamen Rider. Dirigido por Keita Amemiya, foi a primeira produção conjunta da Toei e da Bandai. Aqui neste artigo trazemos informações e curiosidades sobre ele!
A história de Kamen Rider ZO
Masaru Aso é o assistente de laboratório do geneticista Doutor Mochizuki. Ele é usado em um dos experimentos de Mochizuki relacionados à criação do Neo Organismo, permitindo que ele se transforme no Kamen Rider ZO, um homem-gafanhoto.
Ele foge para as montanhas e cai em um coma de dois anos antes de ser despertado por uma chamada telepática para proteger Hiroshi Mochizuki, o filho do médico. Após uma tentativa de descobrir o significado de sua transformação na Mochizuki Genetics, Masaru sente que Hiroshi está em perigo e salva o menino das garras do monstro Doras como Kamen Rider ZO.
Depois que ele salva Hiroshi, Masaru diz a Seikichi (o avô de Hiroshi) que Mochizuki o usou em seus experimentos. Recusando-se a acreditar, Hiroshi foge. Masaru o encontra e conserta seu relógio, reconhecendo a melodia que o despertou,
Curiosidades sobre Kamen Rider ZO
Para comemorar o 40º aniversário da série, a ZO foi exibida no canal pay-per-view da Toei em setembro de 2011. Ele também aparece em Kamen Rider Decade, além de ser um personagem jogável no game para Nintendo DS 2011 All Kamen Rider: Rider Generation.
Em uma entrevista de 2017, o diretor do filme Keita Amemiya confirmou que Kamen Rider ZO deveria continuar em uma série de TV, mas devido a problemas criativos, o projeto nunca passou dos estágios iniciais de planejamento.
Por outro lado, Kazuhiko Shimamoto desenhou uma adaptação de mangá do filme que traz algumas liberdades com o enredo, incluindo a expansão do papel de vários personagens e uma caracterização diferente do próprio ZO. O mangá também é mais violento do que o filme e inclui uma pequena história sobre Kamen Rider Black e outra sobre o criador da franquia Kamen Rider, Shotaro Ishinomori.
O filme foi adaptado em um game de movimento completo para o Sega CD com uma interface semelhante ao Dragon’s Lair, e foi lançado nos Estados Unidos como The Masked Rider: Kamen Rider ZO. Esta é uma das poucas participações de Kamen Rider a ser lançada nos EUA, mesmo que o filme em si nunca tenha sido lançado lá.
Muito embora imagens com os monstros de Kamen Rider ZO tenham sido usadas no Masked Rider de Saban em seu piloto de 2 partes e em 2 outros episódios.
No Japão, algumas das músicas do filme apareceram no filme de Juukou B-Fighter, assim como nos episódios 49-51 e 53 da série.
Gostou deste artigo sobre Kamen Rider ZO? Quer conferir mais informações e curiosidades sobre tokusatsu? Então, clique na imagem abaixo e confira o nosso guia!