Saiba tudo sobre Godzilla, Mothra e King Ghidorah: O Ataque Dos Monstros Gigantes
Godzilla, Mothra e King Ghidorah: O Ataque Dos Monstros Gigantes é um filme de tokusatsu do gênero Kaiju Eiga produzido em 2001. É o 26º filme da franquia Godzilla, o 25º do gênero produzido pela Toho e o terceiro filme da série Millennium.
O filme é dirigido por Shūsuke Kaneko, escrito por Kaneko, Keiichi Hasegawa e Masahiro Yokotani, e traz no elenco Chiharu Niiyama, Ryudo Uzaki, Masahiro Kobayashi, Takashi Nishina, Kaho Minami, Shinya Owada, Kunio Murai, Hiroyuki Watanabe, Shingo Katsurayama, Takeo Nakahara, Toshikazu Fukawa e Hideyo Amamoto.
Como os outros filmes da Era Millennium, este é uma continuação direta do Godzilla original e ignora os eventos de todas as séries anteriores.
A história de Godzilla, Mothra e King Ghidorah: O Ataque Dos Monstros Gigantes
Durante uma reunião das Forças de Autodefesa do Japão (JSDF) para o potencial retorno de Godzilla, o almirante Taizo Tachibana informou os cadetes sobre o primeiro ataque do rei dos monstros. Um submarino nuclear é dado como desaparecido, porém, mais tarde descobriu-se que foi destruído por Godzilla.
A filha de Tachibana, Yuri Tachibana, filma um documentário com sua equipe para a BS Digital Q no Monte Myoko, onde um misterioso terremoto acontece aleatoriamente. O estranho terremoto retorna mais tarde naquela noite enterrando uma gangue de motoqueiros e deixando um caminhoneiro sobrevivente que testemunha o monstro.
No dia seguinte, Yuri é incapaz de convencer seu supervisor Haruki Kadokura a relatar o incidente. O JSDF tenta resgatar os homens enterrados usando seu míssil D-03.
O caminhoneiro sobrevivente tenta explicar a um oficial militar o que ele viu, mas pode apenas dizer que acredita ser Godzilla. A amiga de Yuri, Teruaki Takeda, apóia sua teoria de que um monstro pode ter sido a causa do misterioso terremoto de Myoko dando-lhe um livro sobre os Monstros Guardiões.
Enquanto Mothra ataca um grupo de adolescentes no Lago Ikeda em Kagoshima, o JSDF analisa imagens subaquáticas do que parecem ser aletas dorsais brilhantes deixando o submarino nuclear destruído de antes.
A conclusão é que o monstro é Godzilla. Yuri entrevista Hirotoshi Isayama, um homem idoso que anuncia o retorno do rei dos monstros. Isayama explica a ela a lenda dos monstros guardiões – Baragon, Mothra e King Ghidorah – e diz que eles devem ser despertados antes que Godzilla destrua o Japão.
Curiosidades sobre Godzilla, Mothra e King Ghidorah: O Ataque Dos Monstros Gigantes
O diretor Shusuke Kaneko percorreu várias ideias de roteiro ao tentar conceber este filme. No mais antigo roteiro conhecido, Godzilla teria enfrentado uma versão renovada de Kamacuras (um monstro gigante em forma de inseto), mas essa idéia foi descartada por conta de Godzilla ter lutado contra outro kaiju parecido no filme anterior (Godzilla vs. Megaguirus).
Uma segunda ideia envolveu Godzilla lutando contra um novo monstro alienígena em um cenário futurista, mas o roteiro foi considerado muito sombrio para um filme da franquia. O conceito dos Guardiões dos Monstros veio em seguida, embora o roteiro original de Kaneko tenha originalmente Anguirus, Varan e Baragon na frente de defesa do Japão contra Godzilla.
A Toho disse a ele para substituir os dois primeiros pelos populares King Ghidorah e Mothra, já que Anguirus e Varan não foram considerados famosos o suficiente para garantir um sucesso de bilheteria. Cético a princípio, ele conseguiu trabalhar os dois monstros no filme.
O filme é especialmente notável pelas mudanças feitas nos monstros. Por exemplo, Ghidorah costumava ser o vilão nos filmes anteriores de Godzilla; este filme tem ele como um herói.
Mothra também foi renovado. A exemplo de Ghidorah, Mothra é retratada em tamanho menor que o normal e parecendo mais uma borboleta do que uma mariposa. Seus ataques com veneno em pó e furacões foram removidos e substituídos por uma explosão de ferrões disparados de seu abdômen.
Além disso, seus servos, os Shobijin, são abandonados completamente (embora exista uma homenagem na forma de gêmeos em Gamera 3: Despertar de Irys, que admira Mothra enquanto ela sobrevoa suas cabeças).
Baragon também foi alterado. Seu raio de calor foi removido, seu rugido foi mudado e seu chifre não é mais bioluminescente.
Aparentemente, a razão por trás das mudanças em Ghidorah, Mothra e Baragon foi feita a fim de fazer Godzilla parecer mais forte. O diretor Kaneko queria que Godzilla fosse o monstro mais poderoso do filme.
Ele originalmente queria usar monstros que são notavelmente menores e menos poderosos que Godzilla, assim como seus oponentes. Quando aconselhado pela Toho para substituí-los, ele compensou tornando Ghidorah e Mothra mais fracos do que normalmente eram.
Fuyuki Shinada, que desenhou o design dos personagens, ficou desapontado por Varan (seu monstro favorito de todos os tempos) não estar no filme, então ele se comprometeu colocando as características faciais de Varan nas três cabeças de Ghidorah.
Além disso, o elemento radioativo foi substituído por um elemento mais místico. Godzilla tem origens enraizadas no passado da Segunda Guerra Mundial do Japão. Embora Godzilla ainda seja um dinossauro mutante criado pela bomba atômica, ele também é descrito como uma encarnação daqueles que foram mortos ou que foram deixados para morrer nas mãos do Exército Imperial Japonês durante a Guerra do Pacífico.
A extensão com que suas origens nucleares e espirituais se equilibram nunca é especificada. Kaneko, um pacifista de toda a vida, queria dar ao filme um ângulo anti-guerra. A origem nuclear foi deixada porque ele sabia que o público queria um Godzilla realista, mas achou que funcionava melhor com um elemento de fantasia.
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