Eduardo Camarão, dublador do Green Flash e Machineman, morre aos 59 anos

Eduardo Camarão, dublador do Green Flash e Machineman, morre aos 59 anos

Toku Blog YouTube

Eduardo Camarão, notável figura no universo da dublagem brasileira, faleceu aos 59 anos. Nascido em um lar simples, em Campos dos Goytacazes, ele se consagrou como uma voz inesquecível para gerações de fãs de tokusatsu e animes, deixando um importante legado.

A carreira de Camarão foi marcada por personagens emblemáticos, entre eles Dan, o Green Flash do Comando Estelar Flashman, e o protagonista Ken Takazi, o Machineman, que marcaram a cultura pop dos anos 80 e 90. Sua voz também pode ser conferida em episódios de Jaspion, Jiraiya e Jiban.

Longe dos estúdios de dublagem nas últimas décadas, Eduardo dedicou-se a outros ofícios que igualmente beneficiaram de seu talento e criatividade. Trabalhou como locutor, emprestando sua voz para campanhas publicitárias de grandes marcas, além de mergulhar no mundo da escrita, com a publicação de Virtual Killer, um livro que reflete sua versatilidade e imaginação.

Seu papel como coordenador na Álamo evidenciou seu compromisso com a arte da dublagem, contribuindo para a revitalização financeira da empresa. Além do impacto em produções nacionais, Eduardo expandiu sua influência para além das fronteiras, trabalhando como roteirista em Angola, onde deixou sua marca em diversos projetos de mídia, reafirmando sua capacidade de se adaptar e brilhar em diferentes cenários culturais.

Apesar de Eduardo, que deixa uma filha, ter sido encontrado morto no dia 11 de novembro de 2023, seu falecimento foi noticiado recentemente durante uma live da Resistência Tokusatsu que teve o cantor Ricardo Cruz como convidado.

Nós do Toku Blog deixamos aqui as nossas condolências.

Curso de Japonês

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.