Thuy Trang: conheça a vida e carreira da atriz da primeira Ranger Amarela
Thuy Trang foi uma atriz vietnamita-americana que ficou conhecida pelo papel de Trini Kwan, a primeira Ranger Amarela de Mighty Morphin Power Rangers.
A personagem a fez ficar conhecida no mundo inteiro por conta do sucesso que a série teve. Isso indica que sua carreira poderia ter sido tão próspera quanto a dos seus colegas, mas um acidente de carro impediu que isso ocorresse.
Continue a leitura deste artigo para saber a história, informações e curiosidades a respeito da atriz que portou a primeira moeda do poder do tigre dentes de sabre.
De refugiada a cidadã americana: a história de Thuy Trang
Thuy Trang nasceu em Saigon, Vietnã, em 14 de dezembro de 1973. O pai dela era um oficial do exército sul-vietnamita (ARVN), encarregado de proteger Saigon do exército comunista norte-vietnamita.
Após a queda de Saigon em 1975, ele foi forçado a deixar sua família para trás e fugiu do país para os Estados Unidos. Na época, Thuy tinha dois anos de idade. Seu pai fez uma petição ao governo dos EUA pedindo asilo político para sua família que seguia vivendo no Vietnã num campo de detenção.
Em 1979, quando Trang tinha seis anos, embarcou com sua família clandestinamente em um navio de carga com destino aos Estados Unidos. As condições da viagem eram precárias, com pessoas lotadas devido ao espaço limitado, falta de comida e água. A viagem durou cerca de oito ou nove meses e pelo menos quatro pessoas morreram no caminho.
Trang passou muitos dias sem comer e adoeceu, sua mãe teve que forçar a comida a descer pela garganta dela enquanto estava inconsciente para mantê-la viva. Os demais passageiros acreditavam que Trang estava morta e queriam jogar seu corpo ao mar para dar mais espaço para os outros refugiados, mas sua mãe impediu que eles fizessem isso.
Em 1980, a família de Thuy finalmente chegou aos EUA e se estabeleceram com seu pai em Fountain Valley, Califórnia.
Trang não falava inglês e teve que aprender, assim como os demais membros da sua família. Ela começou a treinar Kung Fu Shaolin até receber a faixa preta.
Em 1992 dois acontecimentos marcaram sua vida: o falecimento do pai e seu ingresso na University of California para cursar engenharia civil. Seu objetivo era realmente se tornar engenheira até ser observada por um agente de cinema durante uma aula introdutória de atuação que a incentivou a seguir a carreira de atriz.
Hora de morfar! O início da carreira de Thuy Trang!
A primeira experiência de atuação de Trang foi num comercial de TV para a Igreja da Cientologia, embora ela própria se considerasse budista. No ano seguinte, ela ganhou seu primeiro papel importante como Trini Kwan, a Ranger Amarela no elenco da série de TV Mighty Morphin Power Rangers.
Seu agente (o mesmo que indicou a ela a carreira de atriz) conseguiu que ela participasse de um processo que incluiu cerca de 500 atrizes de várias raças que precisavam apresentar seus talentos de atuação e habilidades físicas. A diretora de elenco, Katy Wallin, pediu que ela corresse pela sala, pulasse na mesa e fizesse um movimento de caratê, o que ela conseguiu realizar prontamente.
O número de participantes foi reduzindo aos poucos até que sobrou apenas a pessoa selecionada para o papel da segunda Ranger Amarela: Thuy Trang.
Como assim a segunda Ranger Amarela?
Sim, Thuy Trang fez a segunda Ranger Amarela. O papel original pertenceu à atriz Audri Dubois no episódio piloto da série que acabou não seguindo adiante. Depois de garantir o papel, Trang mudou-se de Fountain Valley para Los Angeles a fim de ficar mais perto do estúdio de filmagem e ficou feliz por representar uma personagem asiática que não se enquadrava aos estereótipos da época: gangsters, prostitutas e coisas do tipo.
Contudo, isso não evitou críticas do público que referenciava a cor do uniforme à pele da atriz, o mesmo acontecia com Walter Jones, o ator negro que interpretava o Ranger Preto. Os produtores da série disseram que as escolhas das cores nada tinham a ver com a etnia, o que procede já que Walter, por exemplo, a princípio seria o Ranger Azul.
A saída inesperada de Power Rangers
Trang participou de 80 episódios da série que englobam a primeira temporada inteira e parte da segunda. Para ter uma melhor performance nas cenas de ação, ela recebeu orientações de instrutores, incluindo Jason David Frank, ator do primeiro Ranger Verde.
Por sinal, ela se tornou muito amiga do elenco, em especial de Amy Jo Johnson que fazia a Ranger Rosa. As suas se encontravam com frequência e faziam festas do pijama juntas.
Apesar disso, ela deixou o cast da série junto com Austin St. John (ator do Ranger Vermelho) e Walter Jones por conta de problemas contratuais. Os atores estavam recebendo um salário de 60 mil dólares por ano sem qualquer compensação pelo merchandising da série que foi estimado em 1 bilhão de dólares. Por isso, ela e os outros dois atores solicitaram na justiça uma maior compensação, o que não ocorreu e provocou a saída deles.
Na história da série, foi explicado que os personagens tiveram de ir a uma conferência de paz na Suíça de modo que passaram seus poderes aos novos Rangers Vermelho, Preto e Amarela: Rocky, Adam e Aisha.
Como foi a vida profissional de Thuy Trang após Power Rangers?
Em janeiro de 1995, Trang e seus colegas de Power Rangers, St. John e Jones, organizaram uma sessão informativa sobre artes marciais onde ensinaram técnicas básicas para Newt Gingrich e outros membros do Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.
Além disso, Trang e St. John foram entrevistados na The Encyclopedia of Martial Arts, um documentário de 1995 sobre a história das artes marciais asiáticas e o papel que desempenharam na indústria cinematográfica de Hollywood.
O primeiro papel de Trang no cinema foi uma manicure no filme de 1996, Spy Hard, embora ela tenha sido erroneamente creditada como uma massagista interpretada por outra atriz.
Trang mais tarde interpretou a vilã principal, Kali, no longa-metragem O Corvo: Cidade dos Anjos lançado em 1996. Ela só foi escalada no final do processo de pré-produção, logo antes do início das filmagens. A personagem era membro de uma gangue liderada pelo famoso traficante de drogas Judah Earl que matou o protagonista, o mecânico Ashe Corven, e seu filho de oito anos por testemunharem os capangas de Judá assassinando um colega traficante.
Embora alguns fãs não saibam, Thuy foi incluída no filme dos Power Rangers lançado no ano seguinte – Turbo: A Power Rangers Movie – mas a cena que inclui a participação dela foi cortada. Os demais filmes dos quais ela também pretendia fazer parte – Cyberstrike, Act of Courage, Children of Merlin e The Adventures of Tracie Z – nunca foram produzidos.
A morte de Thuy Trang
No dia 3 de setembro de 2001, Trang estava viajando com sua amiga, a atriz e modelo Angela Rockwood, para quem Trang seria a dama de honra em seu casamento com Dustin Nguyen. A motorista, outra dama de honra chamada Steffiana De La Cruz, atingiu um cascalho solto ao longo da rua e perdeu o controle do veículo.
O carro desviou violentamente antes de bater na rocha à beira da estrada, capotando várias vezes. Rockwood foi jogada para fora do carro e sobreviveu, mas cortou sua medula espinhal e ficou paralisada do pescoço para baixo. A motorista também sobreviveu ao acidente.
Trang sofreu ferimentos internos e depois que um paramédico inseriu um tubo na sua garganta, o sangue começou a jorrar devido a uma hemorragia interna. Um helicóptero chegou para levá-la ao hospital, mas ela morreu antes de chegar lá.
O corpo de Thuy foi cremado uma semana depois, em 10 de setembro, e suas cinzas foram espalhadas no Rose Hills Memorial Park em Whittier, Califórnia. Seus amigos de elenco em Power Rangers, Amy Jo Johnson e David Yost, compareceram ao funeral. Jason David Frank não pôde comparecer devido à morte de seu irmão mais velho, mas ele enviou suas condolências à família de Trang.
O episódio “Circuit Unsure” de Power Rangers Time Force, série que estava sendo produzida na época, foi dedicado à memória dela.
Em setembro de 2016, alguns fãs ficaram ofendidos com os cartazes de marketing do novo filme dos Power Rangers que consideraram desrespeitosos à memória de Trang.
Ele mostrava uma imagem da nova Ranger Amarela (agora interpretada pela cantora Becky G) em cima de seu Zord, junto com o texto “Carteira de motorista não é obrigatória”.
Vários fãs responderam nas redes sociais que a mensagem era ofensiva já que Trang morreu em um acidente de carro. Muitos responderam com a hashtag #JusticeforThuy, o que fez a conta oficial do Twitter dos Power Rangers remover as postagens em resposta às críticas, embora a eOne Films não tenha feito isso.
Em compensação, durante uma cena do filme, a nova Trini Kwan veste uma camiseta com a estampa “1973”, o ano de nascimento de Trang, como uma homenagem à atriz original.
De todos os modos, Thuy Trang estará sempre nos corações de todos os fãs como a primeira Ranger Amarela de uma das franquias mais famosas do planeta. Outra atriz póstuma que fez parte das primeiras aventuras dos Power Rangers foi Machiko Soga que interpretou a Rita Repulsa. Confira aqui o artigo que escrevemos sobre a vida e carreira dela!