Omelete irrita fãs ao chamar Super Sentai de

Omelete irrita fãs ao chamar Super Sentai de “versão original” de Power Rangers

Toku Blog YouTube

O site Omelete causou polêmica entre os fãs de tokusatsu ao se referir a Super Sentai como a “versão original de Power Rangers” em uma matéria sobre a nova série da franquia japonesa, No. 1 Sentai Gozyuger. O texto, que abordava a comemoração dos 50 anos da franquia, irritou os admiradores de Super Sentai, que consideraram a expressão equivocada e desrespeitosa com a história da série.

A Toei Company, produtora de Super Sentai, está celebrando o aniversário da franquia com eventos especiais no Japão e o lançamento de No. 1 Sentai Gozyuger. A nova série trará um conceito inovador, buscando resgatar elementos clássicos e ao mesmo tempo apresentar novidades para conquistar novos fãs. Enquanto isso, Power Rangers, atualmente sob a gestão da Hasbro, enfrenta incertezas sobre seu futuro, com rumores de novos projetos em desenvolvimento.

Nos comentários do Facebook, muitas críticas surgiram apontando a falta de conhecimento e pesquisa da redação sobre a diferença entre as duas franquias. “É Super Sentai e não Power Rangers”, escreveu um usuário no Facebook.

Outro fã ironizou: “Já passaram Maskman, Flashman, Changeman, e os caras ainda chamam de Power Rangers?”. No X (antigo Twitter), houve reações similares. Um usuário comentou: “Não custava nada colocar o nome correto da franquia na chamada da matéria”.

A confusão entre Super Sentai e Power Rangers não é incomum fora do nicho de fãs mais dedicados. Power Rangers é uma adaptação ocidental de Super Sentai, produzida inicialmente pela Saban nos anos 90, que reaproveita cenas de batalha das produções japonesas, mas com uma narrativa própria.

Apesar dessa relação, são produtos distintos, com públicos e propostas diferentes. Para muitos fãs, reduzir Super Sentai a uma “versão original” de Power Rangers desconsidera sua história e importância dentro da cultura pop japonesa.

O debate levantado pela matéria do Omelete reforça um ponto importante sobre a forma como mídias especializadas abordam conteúdos relacionados a nichos culturais específicos. Enquanto alguns argumentam que a expressão utilizada na matéria tinha o objetivo de tornar a informação mais acessível a um público amplo, outros apontam que um site que se propõe a cobrir cultura pop deveria ter mais cuidado ao tratar de títulos com histórias tão ricas e bem estabelecidas.

Ao final, mesmo com as críticas, o fato é que a matéria ajudou a dar visibilidade ao aniversário de Super Sentai, uma franquia que segue firme no Japão e continua conquistando fãs pelo mundo. Aliás, continue conosco e clique aqui para conferir as últimas novidades sobre Gozyuger, o Super Sentai de 2025!

Curso de Japonês

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.