X-Bomber: o primeiro tokusatsu totalmente feito com marionetes!
X-Bomber (X ボ ン バ ー) é uma série de TV de marionete tokusatsu criada pelo artista de mangá Go Nagai e produzida pela Cosmo Productions e Jin Productions.
O seriado foi ao ar na TV Fuji de 4 de outubro de 1980 a 28 de março de 1981, com um total de 26 episódios, além de ter sido a única série do gênero a usar esse recurso.
A história de X-Bomber
No ano é 2999, a Terra está em paz após as guerras espaciais. A segurança da raça humana é garantida pela Earth Defense Force (EDF). Pouco antes da virada do quarto milênio, a paz é quebrada pelo aparecimento de um cruzador de batalha alienígena gigante.
A base de Plutão da EDF é completamente destruída e o malvado Comandante Makara revela que o mesmo destino aguarda a Terra, a menos que o misterioso F-Zero-One seja entregue a ela.
Sem saber da natureza do F-Zero-One e temendo retribuição, a EDF põe em ação uma arma incompleta e não testada chamada X-Project de sua base lunar. O X-Project é revelado como uma nave espacial poderosamente armada chamada X-Bomber.
A série apresenta, então, as aventuras da tripulação do X-Bomber: Doutor Benn, Shiro Hagen, Barry Hercules, John Lee, Lamia e seu tutor Kirara.
Eles partem para descobrir a natureza do F-Zero-One e tentam protegê-lo do Comandante Makara e seu senhor, o Mestre Imperial.
Curiosidades sobre X Bomber
A série pode ser considerada um cruzamento entre o trabalho de Go Nagai e Getter Robo de Ken Ishikawa e Star Wars. Como em Getter Robo, os protagonistas pilotm três veículos que se combinam em um robô gigante. Big Dai X, o robô do X-Bomber, é mais parecido com o tipo visto nos Super Sentais do que um robô padrão de Nagai.
Os temas de abertura e encerramento (“Soldier in the Space” e “The Drifting Galaxy”, respectivamente) ficaram a cargo do grupo de hard rock japonês Bow Wow , enquanto Kazutaka Tazaki (do The Bach Revolution) e Nakayuki Sakuraba (do Adbaloon) tocaram outras músicas que fazem parte da OST da série.
As marionetes do X-Bomber eram controlados por baixo do conjunto por meio de hastes e, como consequência, geralmente eram vistos apenas da cintura para cima.
Séries similares como Thunderbirds, de Gerry Anderson, usava também bonecos de vara, tais como os que víamos na TV Colosso fazendo o papel de personagens secundários.
Gostou deste artigo sobre X-Bomber? Quer conhecer outras obras de Go Nagai? Então, confira este artigo que escrevemos sobre o Battle Hawk, também criado por ele.