Tokufãs não estão entre os principais tipos de otakus no Japão
O Yano Research Institute divulgou um relatório classificando os principais grupos de otaku no Japão considerando número de pessoas e quanto eles consomem individualmente por ano com seus produtos favoritos.
A pesquisa foi realizada em 2022, com uma amostra homens e mulheres com idades entre 15 e 69 anos. O relatório nomeou 26 tipos diferentes de otaku, sendo os dez primeiros revelados.
Os de anime vieram em primeiro lugar, com o número de 6,85 milhões de pessoas. Eles foram seguidos pelos de mangá (6,48 milhões) e games (4,54 milhões).
Porém, o total de pessoas não representa um número maior de receita. Os otakus de idols, por exemplo, embora estejam em menor quantidade, consomem mais do que os de anime e mangá juntos.
Por outro lado, “otakus de tokusatsu” sequer apareceram no TOP 10 da pesquisa e você pode conferir abaixo:
- Anime: 6,85 milhões (gasto anual por otaku: ¥35.799 – em torno de R$ 1400);
- Mangá: 6,48 milhões (gasto anual por otaku: ¥29.541 – em torno de R$ 1155);
- Games: 4,54 milhões (gasto anual por otaku: ¥48.504 – em torno de R$ 1897);
- Idol: 3,61 milhões (gasto anual por otaku: ¥93.704 – em torno de R$ 3665);
- Light novel: 1,36 milhão (gasto anual por otaku: ¥18.648 – em torno de R$ 729);
- Bonecos: 1,28 milhão (gasto anual por otaku: ¥ 43.964 – em torno de R$ 1719);
- Doujinshi: 1,16 milhão (gasto anual por otaku: ¥22.483 – em torno de R$ 879);
- Plastic Model: 0,92 milhões (gasto anual por otaku: ¥ 30.755 – em torno de R$ 1203);
- Seiyuu: 0,92 milhão (gasto anual por otaku: ¥35.233 – em torno de R$ 1378);
- Disney: 0,77 milhões (gasto anual por otaku: ¥ 53.274 – em torno de R$ 2083).
Apesar de os tokufãs não estarem nessa lista, o Japão conta com diversas lojas que vendem produtos de tokusatsu. Já aqui no Brasil você pode encontrar muitos deles (bonecos, camisas, revistas, mangás, e muito mais) neste link da Loja Toku Blog!