A origem do sushi: como surgiu um dos principais pratos japoneses
A culinária japonesa tem se tornado cada vez mais apreciada por todo o mundo, sendo o sushi sua principal iguaria por ser uma comida prática, saudável e saborosa. E como foi que ele chegou às nossas mesas? É o que explicamos aqui neste post sobre a origem do sushi.
Ela é remota, surgiu muito antes do tokusatsu, pois data do século 8 aproximadamente. Nessa época, os peixes eram conservados em arroz cozido para que pudessem ser transportados de um lugar para outro. Portanto, os japoneses retiravam a cabeça e as vísceras do peixe, adicionavam sal ao filé e o condicionavam entre as camadas de arroz para fermentá-lo naturalmente.
Com o passar do tempo, essa técnica se transformou num prato, mas como seu gosto era ácido, recebeu o uso do vinagre no seu preparo e o shoyu para enriquecer ainda mais o sabor.
O homem que deu origem ao sushi
No início do século 19, a cidade de Tóquio – que ainda era chamada de Edo – foi marcada pelo surgimento dos Yatais, barracas em que eram servidas refeições rápidas, o que não era bem o caso do sushi.
Afinal, ele não podia ser preparado de qualquer jeito, mas sim com muito cuidado e destreza. O sushiman precisa ter anos de prática e aperfeiçoamento nas técnicas de corte do peixe, preparo do arroz e condimentos para dar ao sushi a aparência de um prato delicioso e também muito bonito. Logo, deixá-lo pronto era demorado.
Até que um dia, Hanaya Yonei, conhecido como o primeiro sushiman da história, teve uma ideia muito boa: criar um tipo de sushi que pudesse ser preparado rapidamente para que as pessoas pudessem comer pelas ruas e praças.
Conheça os tipos de sushi
Existem diversos tipos de sushi que incluem tanto os japoneses quanto adaptações feitas em outros países. Separamos aqui os principais.
Niguirizushi
O niguirizushi é o primeiro tipo feito com arroz para sushi e peixe fresco. Para prepará-lo, o arroz é moldado em forma de bolinho e o peixe cortado é pressionado em cima dele, podendo ou não receber uma tira de nori para amarrar a mistura. Alguns o consideram o casamento perfeito do oniguiri – ou bolinho de arroz – e peixe cru.
A exemplo do sushi original, ele costuma ser acompanhado de condimentos e molhos, tais como shoyu, gengibre e wasabi.
O naguiri zushi pode ser feito em casa, desde que os peixes estejam frescos e sejam de muito boa qualidade. Há restaurantes tradicionais no Japão que ainda o servem e podem ser consumidos ora com as mãos ora com hashis.
Maki
O maki é o segundo tipo de sushi em que o arroz traz variados recheios, desde frutos do mar a vegetais, além de ser envolvido por nori e servido em forma de rolinhos. Afinal, a palavra “maki” significa “rolo”, por isso o mais conhecido de todos é o hosomaki em que o arroz e demais ingredientes são enrolados no nori e cortados em pedaços pequenos antes de servir.
Futomaki
Já o futomaki, ou “rolo de gordura”, assim é chamado por ser maior e poder ser servido sem corte enquanto o uramaki é um sushi ao contrário já que o arroz fica do lado de fora, cobrindo o nori. Este não é muito consumido no Japão assim como o temaki.
Temaki
Aliás, o temaki, conhecido em diversas partes do mundo, pode ser traduzido como “rolo de mão” devido a facilidade de seu preparo. Afinal, somente é necessário por o arroz por cima do nori, seguido pelos condimentos, e enrolá-los em forma de cone.
Os japoneses costumam fazê-lo em casa quando se reúnem com os amigos, diferente do Brasil onde ele pode ser consumido em restaurantes especializados ou “temakerias”.
E foi assim a origem do sushi o fez parar em nossas mesas até os dias de hoje. Você conhece alguma outra receita de sushi que queira compartilhar com a gente? Então, deixe um comentário aqui neste post.