King of Warrior EX: uma versão chinesa de Beyblade?
Tokusatsu não se encontra só no Japão. Seu país vizinho, a China, também produz muitos títulos interessantes como o clássico Inframan e a franquia Armor Hero. Embalado no sucesso deste surgiu King of Warrior EX em 2007 que teve no total 52 episódios.
Em seu país de origem é também conhecido como Zhàndòu Wáng EX ou “Combatente Rei EX” sendo que EX é a abreviatura de Extreme. A primeira impressão que a série transmite é que se trata de algo parecido a series japonesas do gênero Super Sentai por apresentar cinco personagens nas cores azul, verde, roxo, amarelo e vermelho. Mas, a trama se assemelha mais a animes como jogo de BeyBlade, pois as disputas entre heróis e vilões são dadas com piões e cartas.
Leia também: |
Erexion: o nome parece obsceno, mas a série é boa! |
Policiais com super poderes: conheça K-Cop! |
Miraiger, com vocês o herói defensor de Tohoku! |
King of Warrior EX: uma história de outro espaço
Enquanto se inscrevia para a universidade onde seus pais se formaram, Xu Feng conhece o Professor Gu e descobriu a razão pela qual seu pai e sua mãe haviam desaparecido: eles abriram um portal e foram parar num lugar conhecido como “Outro Espaço”.
Junto com seus amigos, Xu começa uma longa jornada para encontrá-los a medida que colecta as os cristais que deverão ser usados por guerreiros designados a combater o mal que ameaça este mundo.
Assim, o quinteto é formado: Xu Feng aka The Storm, Qiu Yu aka The Rain, Dong Lei aka The Thunder, Yi Diantong aka The Lighting e Geng Yan aka The Fire. Juntos eles enfrentam os 7 Demônios Errantes: Valley, Region, Boy, Spirit, Sword, Soul e Heart que querem provocar o colapso espacial.
Esses vilões transitam entre os seres humanos e podem se mover livremente entre este mund e o Outro Espaço. Xu e os demais guerreiros também têm essa capacidade de maneira que as batalhas sempre se passam por lá. No entanto, as lutas não ocorrem por meio de socos e pontapés e sim por piões que eles lançam no ar. Enquanto estes voam e combatem entre si, heróis e vilões apenas observam o desempenho e usam cartas mágicas para turbinar os poderes de seu pião.
Curiosidades sobre King of Warrior Ex
A série é visivelmente comercial, pois é claro intuito é vender réplicas dos piões e das cartas usadas pelos personagens. Porém, isso não parece ter agradado muito aos fãs de BeyBlade, pois as criticas que os mesmos fazem ao tokusatsu chinês em fóruns de anime não são boas. As vendas de King of Warriors EX também parecem ter sido mais baixas que a venda de Beyblade.
As cenas de batalha também são bem paradas se comparadas às dos heróis japoneses – sobretudo em séries Super Sentai – visto que os personagens passam o tempo todo a beira de um precipício que os separa apenas contemplando as lutas dos piões. Eles mal se mexem, a não ser quando vão usar alguma carta para dar mais poder ao seu pião.
Além da China, King of Warrior EX também foi transmitido no canal Disney XD da Índia com dublagem em inglês, infelizmente parece que ninguém gravou para disponibilizar na web. Mas, quem quiser assistir o tokusatsu online, os 52 episódios de King Warrior Ex estão disponíveis no Youtube em chinês. Dê uma conferida e depois deixe aqui um comentário com a sua opinião sobre a série.