Godzilla Vs Mechagodzilla: o confronto entre os reis dos monstros!
Godzilla Vs Mechagodzilla é um filme de tokusatsu produzido em 1974 pela Toho. O filme é dirigido por Jun Fukuda, com efeitos especiais de Teruyoshi Nakano e estrelado por Masaaki Daimon, Kazuya Aoyama, Gorō Mutsumi e Akihiko Hirata, além de trazer Isao Zushi como Godzilla, Kazunari Mori como Mechagodzilla e Satoru Kuzumi como Anguirus e King Caesar. É o 14º filme da franquia Godzilla e da série Shōwa.
A história de Godzilla Vs Mechagodzilla
De acordo com uma lenda de Okinawa, quando uma montanha negra aparece nos céus acima das nuvens, um monstro chegará e tentará destruir o mundo. No entanto, se essa lenda se tornar realidade, uma lua vermelha irá se por, dois sóis irão surgir e dois monstros vão lutar contra o mal para resgatar o mundo.
Em uma caverna perto da cidade, um engenheiro e um arqueólogo descobrem uma estátua de uma estranha criatura do deus-leão, conhecida como King Caesar. Acredita-se que ele seja um dos monstros para lutar pela humanidade na profecia.
Mais tarde, uma montanha negra aparece no céu. Godzilla, em seguida, sobe de um vulcão adormecido e começa em um tumulto. Muitas pessoas, no entanto, não acreditam que Godzilla será o monstro para destruir a Terra. Essa reflexão é reforçada quando Godzilla ataca Anguirus e quase o mata.
Em uma reviravolta surpreendente de eventos, outro Godzilla aparece e revela-se como Mechagodzilla, um robô de proporções titânicas que foi projetado e criado por alienígenas parecidos com macacos para destruir o verdadeiro Godzilla.
Curiosidades sobre Godzilla Vs Mechagodzilla
Godzilla vs. Mechagodzilla é o primeiro filme de Godzilla a apresentar uma trava de feixe, sem contar os confrontos entre a respiração atômica de Godzilla e Minilla e a teia de Kumonga em Son of Godzilla.
A trava de feixe não dura muito tempo, mas acontece quando Godzilla solta o raio atômico e Mechagodzilla dispara seu feixe de olho durante sua primeira batalha. Os feixes bloqueiam por alguns segundos antes que os raios combinados explodam, enviando Godzilla para a Baía de Tóquio e causando um curto-circuito no Mechagodzilla.
O diretor de efeitos especiais Teruyoshi Nakano definiu a forma de caminhar de Mechagodzilla inspirado nos movimentos formais do Teatro Kabuki.
O traje usado para retratar o Mechagodzilla neste filme seria mais tarde usado no final de O Terror de Mechagodzilla enquanto Godzilla aparece nadando para longe.
Estranhamente, quando a princesa Azumi tem sua visão no início do filme prevendo um monstro vindo para destruir a humanidade, ela é retratada por meio de cenas de filmes de Ghidorah, o Monstro de Três Cabeças. No entanto, King Ghidorah não aparece novamente em nenhum momento do restante do filme, nem é mencionado.
Ryuhei Kitamura, diretor de Godzilla: Final Wars, afirmou que Godzilla Vs Mechagodzilla era seu filme favorito de Godzilla, e que o King Caesar é seu kaiju favorito.
Por falar em kaijus, esta seria a última aparição de filme do Anguirus por 30 anos. Ele foi planejado para aparecer em vários filmes descartados durante esse tempo, incluindo Godzilla vs Ghost Godzilla e Godzilla X Varan, mas ele só apareceu novamente em Godzilla: Final Wars.
Este filme é um dos filmes mais sangrentos de Godzilla. Com a morte de Eiji Tsuburaya em 1970, a série começou a se tornar mais gráfica para competir com filmes de monstros rivais, como a série Gamera. Tais cenas de sangue incluem a luta entre Mechagodzilla e Anguirus, onde Mechagodzilla quebra a mandíbula de Anguirus em uma exibição brutal, durante a primeira luta.
Gostou deste artigo sobre Godzilla Vs Mechagodzilla? Quer conferir mais informações e curiosidades sobre tokusatsu? Então, clique na imagem abaixo e confira o nosso guia!