Godzilla Vs Destoroyah: o dia em que o rei dos monstros quase morreu
Godzilla Vs Destoroyah é um filme de tokusatsu do gênero Kaiju Eiga produzido em 1995, protagonizado por Godzilla e distribuído pela Toho.
É o vigésimo segundo filme do Godzilla e o último da Era Heisei. O filme é dirigido por Takao Okawara, escrito por Kazuki Ōmori e traz no elenco estrelas como Takuro Tatsumi, Yōko Ishino, Yasufumi Hayashi, Sayaka Osawa, Megumi Odaka, Masahiro Takashima, Momoko Kochi, Akira Nakao, Shigeru Kamiyama e Saburo Shinoda.
Em Godzilla vs Destoroyah, Godzilla está se aproximando de um colapso nuclear que ameaça a Terra e, para piorar ainda mais a situação, uma criatura cruel chamada Destoroyah emerge das águas e começa a aterrorizar o Japão. A Força de Autodefesa japonesa se vê forçada a apresentar um plano ousado para derrubar os dois monstros gigantes.
O filme recebeu publicidade global para o anúncio de Toho de que eles matariam Godzilla. Foi o último filme a ser marcado por Akira Ifukube antes de sua morte, onze anos depois.
História de Godzilla Vs Destoroyah
Miki Saegusa, do Centro de Contramedidas Godzilla das Nações Unidas (UNGCC), viaja para a Ilha do Nascimento para verificar Godzilla e seu filho adotivo, Godzilla Junior, mas encontra a ilha inteira destruída. Godzilla aparece em Hong Kong, coberto de erupções semelhantes a lava, e entra em fúria. As Forças de Autodefesa do Japão (JSDF) contratam o estudante universitário Kenkichi Yamane, neto do Dr.
Kyohei Yamane vai ao centro em uma tentativa de desvendar o mistério da condição de Godzilla. Yamane suspeita que o coração de Godzilla, que funciona como um reator nuclear, esteja passando por um colapso como resultado de Godzilla ter absorvido a energia liberada de um depósito de urânio na Ilha do Nascimento que foi desencadeada por uma erupção vulcânica.
Yamane teoriza que, quando a temperatura do Godzilla chega a 1.200°C, ele explode com uma força mil vezes maior do que todas as armas nucleares juntas, uma explosão que vai ser quente o suficiente para inflamar a atmosfera da Terra e reduzir a superfície do planeta a cinzas.
O JSDF implanta um veículo de combate voador, o Super-X III, em um esforço para reverter a autodestruição de Godzilla. Enquanto isso, os cientistas descobrem que o Oxygen Destroyer do Dr. Serizawa, que foi usado contra o Godzilla original em 1954, despertou e transformou uma colônia de organismos pré-cambrianos latentes na Baía de Tóquio.
As criaturas se combinam em várias parecidas com caranguejos e começam a causar estragos. Depois de várias escaramuças mortais com o JSDF, as criaturas evoluem além das capacidades militares de contenção e dão origem à Destoroyah.
Curiosidade sobre Godzilla Vs Destoroyah
Momoko Kochi, que interpretou o papel de Emiko Yamane no filme original de 1954, retornou neste filme para reprisar a personagem. Este seria seu papel final no cinema, já que ela faleceu três anos depois devido por conta de câncer intestinal.
Akira Ifukube, que compôs música para inúmeros filmes de Godzilla desde o original, retornou como compositor musical neste filme. Foi sua trilha sonora final, embora alguns de seus temas sejam usados nos filmes posteriores de Godzilla. Ele morreu 11 anos após o término do filme devido à falência múltipla de órgãos.
Um final alternativo para Godzilla vs. Destoroyah foi filmado e descartado. Nele, Destoroyah tenta escapar uma vez que Godzilla ganha vantagem na luta, mas o J.S.D.F. acaba atirando nele. Godzilla, apesar de sofrer de seu colapso, continua a lutar contra o monstro e rapidamente domina Destoroyah, agarrando-o pelo chifre e espancando-o repetidamente. Ambos acabam destruídos pelo J.S.D.F. A cena foi substituída porque foi considerada inadequada, já que a morte prevista de Godzilla seria o clímax do filme.
O traje de Godzilla usado para este filme foi modificado a partir do que foi usado no ano anterior para Godzilla Vs SpaceGodzilla. O traje modificado foi apelidado de “DesuGoji”.
A Toho usou muitos truques publicitários diferentes em uma tentativa de alimentar os rumores de que a série Godzilla seria realmente concluída no filme. Além disso, o assistente de efeitos especiais Koichi Kawakita, que trabalhou em todos os filmes de Godzilla desde 1989, anunciou que se aposentaria da Toho e iria trabalhar como designer na Bandai.
O tema para o réquiem de Godzilla no filme é, na verdade, uma peça que Akira Ifukube criou usando várias outras músicas que compôs para Toho. A abertura para o tema é um remake de uma peça do filme da Yakuza The Big Boss, que também foi usado na abertura de Godzilla Vs Gigan, e a música também inclui partes do tema da morte de Rodan em seu filme de estréia.
O cartaz para este filme pintado por Noriyoshi Ohrai é o único da série Heisei que mostra Godzilla ao fundo e seu oponente em primeiro plano. A idéia por trás disso é que, embora Destoroyah seja um monstro maligno, o derretimento de Godzilla poderia destruir o planeta, portanto ele é, como sugere o cartaz, a ameaça real. Logo após o final do filme, a Toho realmente realizou um funeral para Godzilla.
Gostou deste artigo sobre Godzilla Vs Destoroyah? Quer conferir mais informações e curiosidades sobre tokusatsu? Então, clique na imagem abaixo e confira o nosso guia!