Eiji Tsuburaya: saiba tudo sobre o pai de Ultraman e Godzilla!
Eiji Tsuburaya foi um diretor de tokusatsu nascido em Sukagawa, Fukushima. Foi ele o responsável por muitos filmes japoneses de ficção científica e televisão série, sendo um dos co-criadores da série Godzilla, bem como o principal criador das séries da Família Ultra.
Durante sua ascensão à fama pós-guerra com Godzilla em 1954, muitos japoneses pensaram que sua data de nascimento fosse 07 de julho, dia do Festival de Tanabata, que significa sinal de boa sorte.
Porém, a data de nascimento real de Tsuburaya é de 10 de julho e foi confirmada pelo seu último filho Akira e a empresa Tsuburaya Productions na biografia oficial em língua inglesa de Eiji Tsuburaya: Master of Monsters, Chronicle Books.
A história de Eiji Tsuburaya
Tsuburaya descreveu sua infância como preenchida com “emoções misturadas”. Ele foi o primeiro filho de Isamu e Sei Tsumuraya, com uma grande família extensa. Sua mãe morreu quando ele tinha apenas três anos e seu pai se mudou para a China para o negócio da família.
O jovem Eiji foi criado por seu tio Ichiro e sua avó paterna Natsu. Ele frequentou a escola primária no Sukagawa Choritsu Dai’ichi Jinjo Koutou Shogakko a partir de 1908, e dois anos depois, ele aproveitou o hobby da construção de aviões modelo, devido ao sucesso sensacional dos aviadores japoneses, um interesse que ele manteria para o resto de sua vida.
Em 1915, aos 14 anos de idade, ele se formou no equivalente ao Ensino Médio e implorou a sua família para se inscrever na escola de vôo Nippon em Haneda. Depois que a escola foi fechada por causa da morte acidental de seu fundador, Seitaro Tamai, em 1917, Tsuburaya frequentou uma escola de comércio.
Tornou-se bastante bem sucedido no departamento de pesquisa e desenvolvimento da empresa de brinquedos Utsumi, mas uma reunião casual em uma festa da empresa em 1919, estabeleceu o caminho para seu destino – a ele foi oferecido um trabalho pelo diretor Yoshiro Edamasa, num trabalho que o treinaria para ser um cinegrafista.
Enquanto a religião tradicional da família Tsuburaya era o Budismo Nichiren, Tsuburaya converteu-se ao catolicismo romano em seus últimos anos (sua esposa já era uma católica romana praticante).
A carreira de Eiji Tsuburaya
Em 1919, seu primeiro trabalho na indústria cinematográfica foi como assistente de fotografia da Nihon Katsudou Shashin Kabushiki-kaisha em Kyoto, que mais tarde se tornou mais conhecido como Nikkatsu.
Depois de servir como membro do pessoal da correspondência para os militares de 1921 a 1923, ele ingressou no Ogasaware Productions. Ele era o cameraman principal em Enmeiin no Semushiotoko e serviu como assistente de câmera no filme de 1925 de Teinosuke Kinugasa, Kurutta Ippeiji.
Ele se juntou a Shochiku Kyoto Studios em 1926 e tornou-se cameraman em tempo integral em 1927. Ele começou a usar e criar técnicas de filmagem inovadoras durante esse período, incluindo o primeiro uso de uma grua de câmera no cinema japonês. No filme de 1930, Chohichiro Matsudaira, ele criou uma ilusão de filme por super-imposição. Assim, começou o trabalho para o qual ele se tornaria conhecido: efeitos especiais.
1930 também foi o ano de seu casamento com Masano Araki. Hajime, o primeiro de seus três filhos, nasceu um ano depois. Durante a década de 1930, ele se mudou entre vários estúdios e ficou conhecido por seu trabalho meticuloso. Foi durante esse período que ele viu um filme que apontaria para sua futura carreira.
Depois de seu sucesso internacional com Godzilla em 1954, ele disse: “Quando trabalhei para Nikkatsu Studios, King Kong chegou a Quioto e nunca esqueci esse filme. Eu pensei: algum dia farei um filme como esse “.
Em 1938, ele se tornou diretor de técnicas visuais especiais nos ateliês Toho Tokyo Studios, criando um departamento independente de efeitos especiais em 1939. Ele expandiu sua técnica muito durante este período e ganhou vários prêmios, mas não ficou muito tempo na Toho.
Durante os anos da Segunda Guerra Sino-Japonesa e Segunda Guerra Mundial, ele dirigiu uma série de filmes de propaganda e produziu seus efeitos especiais para a Divisão de Pesquisa de Filmes Educativos da Toho, criada pelo decreto do governo imperial, tais como:
- Kōdō Nippon (1938);
- Kaigun Bakugeki-tai (1940);
- Moyuru ōzora (1940)
- Hawai Mare oki kaisen (1942);
- Kessen-no Ōzara e (1943);
- Kato hayabusa sento-tai (1944).
O trabalho de Tsuburaya foi tão impressionante que a unidade de filme do General MacArthur teria vendido imagens do filme para Frank Capra para uso nos ingressos Movietone como metragem do ataque a Pearl Harbor.
Durante a ocupação do Japão após a guerra, a associação de guerra de Tsuburaya com tais filmes de propaganda provou ser um obstáculo para seu trabalho. Ele foi freelancer com sua própria empresa de produção, Tsuburaya Visual Effects Research (porém, trabalhando em filmes para outros estúdios), até retornar a Toho no início da década de 1950.
Os tempos da Toho Co
Como chefe do Departamento de Efeitos Visuais da Toho (que era conhecido como “Departamento de Artes Especiais” até 1961), ele supervisionou uma média de sessenta artesãos, técnicos e cinegrafistas.
Foi aqui que ele se tornou parte da equipe, juntamente com o diretor Ishirō Honda e o produtor Tomoyuki Tanaka, que criou o primeiro filme de Godzilla em 1954 e foram dublados pelo departamento de publicidade de Toho como “The Golden Trio”.
Por seu trabalho em Godzilla, Tsuburaya ganhou seu primeiro “Prêmio de Técnicas de Cinema”. Em contraste com a técnica de stop motion mais famosa usada por Willis O’Brien para criar o King Kong de 1933, Tsuburaya usou um homem com um terno de borracha para criar seus gigantes efeitos de monstros. Esta técnica passou a ser característica dos filmes japoneses de Kaiju Eiga da época.
Através de iluminação intensa e filmagem de alta velocidade, Tsuburaya conseguiu aumentar o realismo dos efeitos, dando-lhes uma ponderação ligeiramente mais lenta e pesada. Esta técnica, usando miniaturas detalhadas e trajes é usada até hoje em produções de tokusatsu (embora combinadas com técnicas CG).
O tremendo sucesso de Godzilla levou Toho a produzir uma série de filmes de ficção científica, filmes que introduzem novos monstros e outros filmes envolvendo o próprio personagem de Godzilla. O sucesso mais crítico e popular desses filmes foi o envolvimento da equipe de Tsuburaya, Honda e Tanaka, juntamente com o quarto membro da equipe Godzilla, compositor Akira Ifukube.
Tsuburaya continuou produzindo efeitos especiais para outros filmes sem monstros como The H-Man (1958) e The Last War (1961), e ganhou outro prêmio de técnica de filme japonês por seu trabalho no filme de ficção científica The Mysterians (1957).
Ele também ganhou outro prêmio em 1959 para a criação do “Toho Versatile System”, uma impressora óptica para imagens widescreen, que ele construiu internamente e usado pela primeira vez em The Three Treasures em 1959. Aliás, Tsuburaya foi continuamente frustrado pelo mau estado de equipamentos que ele foi obrigado a usar, e o aperto de dinheiro de Toho que impediu a aquisição de novas tecnologias de filmes.
Leal à empresa, Tsuburaya continuou a trabalhar nos ateliês de Toho até sua morte, em 1970 por conta de um ataque cardíaco.
Em homenagem ao 114º aniversário de seu nascimento, o Google fez uma homenagem em sua página inicial referenciando uma de suas obras-primas: Ultraman.
Tsuburaya Productions
Na década de 1940, Tsuburaya iniciou seu próprio laboratório de efeitos especiais (criado em sua casa) e, em 1963, fundou seu próprio estúdio para efeitos visuais: Tsuburaya Productions.
Somente em 1966, esta empresa exibiu a primeira série “Ultra” para a televisão, a Ultra Q, seguida pelo popular Ultraman em julho e estreou uma série comédia-monstro, Booska, o Monstro Amigável em novembro.
Ultraman tornou-se a primeira série de televisão japonesa a ser exportada em todo o mundo (inclusive no Brasil) e gerou muitas outras que continuam em produção até hoje.
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