A Vingança de Godzilla: aventuras no mundo da imaginação!
A Vingança de Godzilla, lançado no Japão como ゴ ジ ラ ミ ニ ラ ガ バ ラ オ ー ル 怪 獣 大 進 撃 (“Godzilla, Minilla e Gabara: o ataque de todos os monstros), é um filme do gênero kaiju eiga de 1969 produzido e distribuído pela Toho.
O filme é dirigido por Ishirō Honda com efeitos especiais dirigidos por Honda e Teruyoshi Nakano e estrelas Tomonori Yazaki, Hideyo Amamoto e Kenji Sahara, Haruo Nakajima como Godzilla e Yasuhiko Kakuyuki como Gabara. É o décimo filme da série Godzilla.
A história de A Vingança de Godzilla
Ichiro Miki é um garoto altamente imaginativo, mas solitário que cresce em Kawasaki (naquela época era poluída). Seus únicos amigos são um fabricante de brinquedos chamado Shinpei Inami e uma jovem chamada Sachiko.
Todos os dias depois da escola, Ichiro é atormentado por uma gangue de valentões liderados por um garoto chamada Sanko Gabara. Para escapar de sua solidão, Ichiro dorme e sonha em visitar a Ilha dos Monstros.
Durante sua visita, ele testemunha a batalha de Godzilla. Kamacuras e Ebirah. Ichiro é, então, perseguido por um Kamacuras e cai numa caverna profunda, mas felizmente evita ser pego por Kamacuras.
Pouco depois, Ichiro é resgatado da caverna por Minilla e descobre que ele também tem problemas parecidos com os seus, pois ele é intimidado por um monstro conhecido como Gabara.
Assim a história do filme transcorre alternando entre a realidade e os sonhos de Ichiro em que é ajudado por Minilla com quem vive aventuras na Ilha dos Monstros.
A produção de A Vingança de Godzilla
Devido aos custos de produção, A Vingança de Godzilla inclui extensas cenas dos filmes Ebirah, O filho de Godzilla, A fuga de King Kong e Destrua Todos os Monstros.
Os cineastas também empregaram o mesmo traje Godzilla usado anteriormente. Apesar de ser creditado como o diretor de efeitos especiais do filme, Eiji Tsuburaya não estava ativamente envolvido com a produção.
O diretor Ishiro Honda não só dirigiu as cenas de drama, mas também as cenas de efeitos especiais, com a assistência de Teruyoshi Nakano, que foi o primeiro assistente de diretor de efeitos especiais da época.
Honda mais tarde confirmou que Tsuburaya recebeu crédito como diretor de efeitos especiais do filme inadequadamente devido a “orçamento e restrições de tempo”.
Um pequeno estúdio foi usado para a produção, onde os efeitos especiais e cenas de drama foram filmados.
Lançamento do filme
A Vingança de Godzilla foi lançado no Japão em dezembro de 1969 e foi o primeiro do gênero a participar do “Toho Champion Matsuri“, um evento que inclui curtas e longa-metragens da produtora.
O filme tinha sido testado sob o título Minya, son of Godzilla nos Estados Unidos. A versão foi editada mais e lançada com uma versão dublada em inglês em 1971 sob o título Godzilla’s Revenge.
E você? Já assistiu A Vingança de Godzilla? Se você gosta de produções do gênero, confira também este artigo que escrevemos sobre Godzilla Vs Megalon, um dos filmes mais divertidos da franquia!